SOBRE O NIEPE

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético - NIEPE é um núcleo de pesquisas ligado à Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, de caráter interdisciplinar, formado por profissionais de diversas áreas do conhecimento, que desenvolve trabalhos de projetos de pesquisa, consultoria e assessoria em assuntos relacionados à questão energética e sustentabilidade.



Objetivos


  • Realizar estudos, pesquisas e prestação de serviços de consultoria e assessoria na área interdisciplinar de planejamento energético;

  • Coordenar a realização de eventos com seminários, congressos e palestras em assuntos relacionados às atividades em composição com os departamentos e/ou coordenação de cursos;

  • Colaborar na criação e funcionamento de cursos de graduação, pós-graduação latu e stricto sensu, extensão e treinamento nas áreas e sua especialidade.

  • Colaborar com os demais órgãos, por convocação da administração superior ou por solicitações das unidades em geral; Inter-relacionar-se com a direção da FE e suas unidades componentes.



História do NIEPE


O Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético – NIEPE, da década de 1990, é resultado de estudo pioneiro denominado “A Questão Energética em Mato Grosso – Elementos Essenciais ao Planejamento”, que apresentou valioso banco de dados de potencialidades e necessidades energéticas do Estado, além de um diagnóstico dos seus sistemas energéticos. As conclusões do trabalho recomendaram a criação de um Núcleo que permitisse a realização de pesquisas e promovesse estudos interdisciplinares sobre o tema energia, priorizando os potenciais energéticos locais.

A necessidade de estudos nesta área promoveria a interação Universidade-Sociedade organizada, beneficiando, ainda, as regiões Centro Oeste e Norte do país e os países vizinhos, com uma estrutura que congregasse profissionais de diferentes ramos do conhecimento. As conclusões do trabalho - “A Questão Energética em Mato Grosso – Elementos Essenciais ao Planejamento”, apresentam, também, a importância da pesquisa sobre a produção e consumo de energia no processo de desenvolvimento regional associada à necessidade de estudos da correta utilização de suas fontes energéticas.

A recomendação de uma participação mais efetiva e permanente da UFMT nas pesquisas e na formação de recursos humanos na área energética e a necessidade de os estudos serem desenvolvidos de forma interdisciplinar e interinstitucional envolvendo Faculdades, Institutos e Instituições Externas à UFMT foram justificativas para vincular o órgão à administração superior da Universidade.

A Resolução CD nº 33 de 23 de abril de 1999 do Conselho Diretor da Fundação Universidade criou o Núcleo, subordinando-o à administração superior através da Reitoria, como Órgão Suplementar, quando funcionou em espaço f ísico especial e nessa estrutura hierárquica até outubro de 2012, seguindo, rigorosamente, seu Regimento Interno. Torna-se rapidamente uma referência no Estado e no Centro Oeste do país de centro de estudos da energia, notadamente dos balanços e matrizes energéticas regionais.

O NIEPE passou a ser órgão integrante da FAET por força da decisão do órgão máximo da Fundação Universidade – Conselho Diretor, através da Resolução CD nº 44 de 31 de outubro de 2008. A Resolução CD nº 11 de 19 de outubro de 2012 da Fundação Universidade, através do Conselho Diretor, em seu artigo 1º, Anexo nº 21, confirma o Núcleo na estrutura da FAET, passando a ocupar as dependências da referida Faculdade efetivamente, somente, a partir de outubro de 2012, devido à falta de disponibilidade de instalações adequadas e apropriadas as funções desempenhadas pelo NIEPE. Mas, logo há mudança para outra Faculdade da UFMT.

Pelo caráter interdisciplinar o Núcleo envolve as áreas das Engenharias, Ciências Exatas, Sociais e Meio-Ambiente, como se depreende de suas linhas de pesquisa e objetivos. Compreende estudos energéticos associados a indicadores econômicos e sociais, ambientais, mudanças climáticas e inovação tecnológica.

Ao considerar as virtudes de sua abrangência, o NIEPE pode deslizar de área, como hoje vincula-se à Faculdade de Economia onde desenvolve suas atividades interdisciplinares.